sexta-feira, 5 de abril de 2013

Eu amo.

O meu mundo se enche, cresce, fica iluminado e feliz...quando tenho tempo de parar o tempo, e olhar para ela. Quando posso ficar apenas naquele deslumbre. Quando posso apenas admirar e sorrir para ela. 

Quando ela pinta milhares de rabiscos, e diz que são flores e sol. Quando ela me entrega as chaves e chama para sair. Quando ela se desfaz em gargalhadas quando a nossa cadelinha está à sua beira. Quando eu falo mais alto e ela me abraça "apertadamente". Quando estou a cozinhar e ela anda de um lado para o outro da cozinha, enquanto me dá muitos beijinhos nas pernas. Quando ela repete as palavras novas que ensino. Quando ela quer andar nua pela casa, justo quando ia para a banheira, e eu tenho de correr, entre risos, para a apanhar. Quando está na água e lava o corpo, enquanto diz "baço, biiga, xcoço, pémas, pé, êlhos, bêlo, bêça"...e transforma aquilo num turbilhão de alegria. Uma simples banheira, com um bocado de água e espuma. 

Quando quer a mesma música repetidamente. Quando chego à sala e ela está com o computador ao colo, como eu faço, e diz que está a "tabaiá". Sim, ela trabalha muito no Youtube. Quando ela pede o "lheite", o "gute", a sopa e a "tuta". Quando ela quer andar descalça e ninguém a convence do contrário. Quando tira as calças e anda pela casa a mostrar as pernas. "Olha, olha! Mamã! Papá! Pémas!". Quando se enche de colares e pulseiras. Quando passa a mão pelo meu rosto e diz que é "fofo". Quando esconde algodões por toda a casa, e eu os descubro pouco a pouco. Quando anda pelo corredor com as minhas roupas na cabeça e faz "CuCu". Quando quer adormecer e fica agarrada às minhas mãos. Quando deita à tarde e pede para apagar a luz do sol. 

Quando pede para comer massas em todas as refeições. Quando diz que está quente, quando diz que está frio. Quando chama o búfalo de touro. Quando vê a espuma na banheira e fica a imaginar meninas, homens, bolas e cores. Quando aponta para as nuvens e diz que vê animais. Quando prende a minha mãe ao telefone e sai pela casa a mostrar tudo à "Vovó". Quando canta "Joana, come a papa", toda sorridente, de prato e colher na mão. Quando não deixa o pai ver televisão à noite. "Papá, vamos. Nanar. Cama!". Quando vê cascas e diz "lixo". Quando pede "manana e miçã". Quando se vê nas fotos ou no "xpêlho" e diz com um sorriso rasgado: "Matídi". 

Quando estou longe e ela me chama pelo nome. Quando quero dormir e ela faz de mim cavalinho. Quando quer me ajudar a estender a roupa lavada. Quando quer escolher a cor do laço. Quando acorda e, de repente, pede para escovar os cabelos. Quando faz xixi e diz que está molhada. Quando falo mais alto e ela me estende as mãos: "Calma! Calma!". Quando o pai está a fazer muitas palhaçadas e a berrar ao seu lado, e também aí ela pede calma. Quando teima que o prato está sujo. Quando parte alguma coisa e diz que foi a avó. "Patiu, mamã". "Quem partiu?". "Vovó". Quando pede "lachas, colate, batata". Quando diz o A,E,I,O,U. Quando conta até 10. Quando arrisca dizer as cores, e quase tudo é azul. Quando acerta sempre no branco. Quando está pronta para sair e vai mostrar a roupa à cadela. Quando tocam à porta e ela quase chora de tanta emoção. Adora visitas.

O meu mundo se enche, cresce, fica iluminado e feliz...quando tenho tempo de parar o tempo, e olhar para ela. Quando o meu olhar existe só para ela. Para as suas descobertas, para o seu crescimento. Quando sou apenas a mãe, o porto seguro dela. Quando nada lá fora interessa. Quando tudo é meu e dela. Por isso...quero agarrar cada pedacinho, cada tic-tac. Quero ter sempre este espaço, e nunca me quero esquecer de guardá-los dentro de mim. 

Beijinhos para todas as mamãs que estão aí... ;)

Para seguir esta mamã no Facebook, é AQUI.

2 comentários:

  1. Ah, se os filhos permanecessem sempre assim....

    ResponderExcluir
  2. Iiiihhh...tá falando mal de quem??? Quer dizer que perdemos a graça? :p
    Beijooo

    ResponderExcluir