quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Um apelo diferente...


Há coisas que nos fazem pensar no sentido deste mundo, tão humano, injusto, desigual. São centenas os motivos que puxam pela nossa sensibilidade, todos os dias, em diferentes contextos. Hoje, um em particular, me deixou chateada. Quando li, só me saíram umas palavras feias, e um rápido abaixar e abanar de cabeça. Como se assim, pudesse sacudir o lado miserável da sociedade torta em que nos deixamos viver.

Vocês podem até estranhar a razão que me traz aqui, e pensar que é pequena e não digna de tanta conversa e espanto meu. Ora bem, é justamente a frivolidade do pedido que me faz pensar, remoer.

A personagem desta história é a Sílvia, tem sete anos e uma vontade muito, muito, muito simples. Ter o cabelo cortado por um profissional, pela primeira vez na vida. Entendem agora o porquê de eu estar assim-assim...revoltadinha e meia?



Como pode, minha gente, no florescer da sua infância, esta menina ter o desejo, maior deles e não realizado, de ir cortar o cabelo a um(a) profissional? Como pode? Mas isto não deveria ser a mais comum das tarefas a cumprir por nós? Como ter um cortador de unhas, ou pensos higiénicos para aqueles dias?

Não estamos a falar de uma doença grave, sobre a qual não há culpados e responsáveis...não estamos a falar de encontrar a cura, doar um orgão, ou um milhão para a África. Estamos a falar de CORTAR O CABELO. Simples assim.

Esta é uma daquelas situações-apelos que estão no Facebook e nos deixam chateados, remexidos, desfeitos. Cortar o cabelo? Nunca o ter feito fora de casa, e sem que tivesse a autoria da mãe, com a sua tesoura de cozinha? O apelo pedia ainda, que fosse num salão em Vila Nova de Gaia, para que a menina não tivesse de apanhar transportes. Ora bem, imagino eu, que seja por razões financeiras.

Mas em que raio de mundo nós vivemos, que permite que o sonho de uma criança seja este? Que não dá à Sílvia a oportunidade de sonhar mais, mais alto e mais colorido. De sonhar um sonho de criança.

Felizmente e prontamente, um bom coração respondeu a este pedido.

De qualquer das formas, e mesmo em meio à beleza de quem partilhou a história, e de quem resolveu também dela fazer parte...não deixo de pensar que este lugar que habitamos é estranho, cruel. Consegue mesmo ser muito mau para alguns.

O apelo está publicado AQUI, e se você ainda não conhece à página...vale a pena ir fazer o like. ;)

Desculpem lá o desabafo em tom de revolta...

Beijinhos cá de casa


Para seguir esta mamã no Facebook é AQUI. ;)

Um comentário:

  1. Fico muito feliz em ver, mais uma vez, o quão bonita és, mais até por dentro que por fora.

    ResponderExcluir