sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tudo como novo!


E eis a minha receita infalível para tirar nódoas! :) 

Mas antes, preciso lembrar que a acção de tira-nódoas é, para mim, muito de instinto. Quem vai exercer, deve conhecer a peça de roupa que tem em mãos, deve prever os cuidados necessários com determinado tipo de tecido. Eu já ando nisto, que tem sido uma aventura, desde que a Matilde nasceu. Nódoas de leite, papa, sopa, fruta...ui! Tudo do Piorio, principalmente quando atinge aquelas roupinhas branquinhas-branquinhas. Quem não sofre com as golas? Seja camisa, body ou t-shirt. Cai sempre qualquer coisa para ali, por mais cuidado que se tenha. Se pomos mal o babete, escorre pelo pescocinho aquele sumo de laranja, ou aquela colher de sopa rejeitada.  Se tem o babete na perfeição, lá vão os punhos para a porcaria. Fica tudo batizado. É impressionante.

Depois de muito levar com estas lições da nossa quase precária vida de mulher-cozinheira-dona-de-casa-mãe-e-responsável-por-quase-tudo (ufa!), fui criando os meus "calos" e aprendendo a fazer cada vez melhor. Sim, porque eu não vim para o casamento ensinada. Era uma mimada do pior que há. O marido salvou-me da ignorância preguiçosa da boa vida. Lol.

Ora bem, vamos à receita tira nódoas que eu inventei (ou gosto de pensar que sim, apesar da simplicidade da coisa)...relembrando, porque nunca é demais: tenham cuidado com as peças de cor ou estampados. Testem sempre uma pequena quantidade da mistura (por exemplo, na parte interior das costuras e bainhas). Não me venham culpar depois, please. Por aqui, uso sempre nos brancos, sem nenhum problema. A roupa fica como nova. Já tirei manchas das mais variadas frutas (a incluir a temida laranja, o problemático pêssego e a famosa banana), sopas com muita cenoura, artes com caneta, e até o batom vermelho da avó Juju (passado 1 mês!).

O que você vai precisar:

-Um recipiente para fazer a mistura
-Uma escova de dentes 
-1 colher de sopa de Sabão em pó 
-2 colheres de sopa de Lixívia perfumada (aquela menos agressiva, ideal para a roupa)
-2 colheres de sopa de Acetona

Como fazer:

No recipiente (eu uso um daqueles copinhos de iogurte, em vidro), faça uma pasta com todos os "ingredientes" que eu mencionei. Esta pasta deve conter mais acetona e lixívia, e menos sabão, para não ficar muito sólida. 
Na zona afectada pela nódoa, despeje um bocado da mistura e esfregue sempre com a escova dos dentes, durante o tempo que for necessário. Algumas nódoas são mais difíceis, mas nunca vai levar muuuuito tempo. Sempre que a zona manchada estiver a ficar "seca", despeje mais da mistura e continue a passar a escova dos dentes. 
Em nódoas mais complicadas, poderá ter de colocar a acetona directamente na zona afectada.
Em seguida, lave bem a peça e já está. :)

P.S: Cá em casa, vez por outra, lavo as camisas e T-shirts brancas com sabão e lixívia perfumada. Deixa sempre a peça com cara de limpinha, novinha.  Com as golas que têm aplicações (fitas, gregas, rendas e bordados) com cor, não tenho tido problemas com este tipo de lixívia mais suave. Bastam uns minutinhos ali, e a roupa fica na perfeição.


Espero que vocês experimentem e aprovem...

Beijinhos cá de casa!



Um comentário:

  1. Confesso que eu é que sou uma "nódoa" em relação a este assunto! Não tenho jeito nenhum para tirar nódoas! Acho que vou aproveitar a receita! :)

    ResponderExcluir