quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O que eu gosto...Moda para batizados!


Chegou aquele bebé tão esperado...tudo passa a ser uma deliciosa descoberta. Cada minuto do dia, cada sentimento, cada pedacinho do nosso filho. Mãe e cria vão se conhecendo, se apaixonando. Tudo é tão mágico e belo...

Uma das coisas que marcam a chegada de um novo bebé, é o batismo. Claro que não funciona assim para todos. Eu por exemplo, ainda não batizei a minha M. Mas de fato, o batizado é um dia especial, celebrado para abençoar a criança que chegou ao mundo. E geralmente, acontece poucos meses depois do seu nascimento. Acho mesmo que é muito mais bonito que a cerimónia aconteça quando ainda são bebés pequeninos. Para além de ser muito mais fácil de gerir tudo, uma vez que a personagem principal do dia ainda não faz grandes birras, ou corre toda a igreja.

Acho que tudo o que envolve este dia, independente da religião de escolha, deve ser pensado para ter extremo bom gosto e classe. Acredito que deve ser um dia reservado para a intimidade, ou seja, é de bom tom convidar apenas a família e os amigos mais próximos. Cores claras e suaves devem ser as únicas a reinar. Flores e detalhes não podem faltar. Particularmente, prefiro quando o batizado é único, para uma só criança. É muito mais bonito, não cansa, e pode ser personalizado da forma como os pais sonham. 

Reza a cartilha de etiquetas, que a roupa do bebé (ou da criança maiorzita) deve ser branca, para simbolizar a pureza. Pessoalmente, não acho que seja obrigatório. Cores claras, sim. Vi a MC, filha da querida Mafuca, vestida de um bege acetinado, e estava um deslumbramento! Foi um dos factores que me fizeram pensar neste post. A cor também é um clássico da família Real britânica, que durante várias gerações, usou o mesmo mandrião. Em 2008, foi feita uma réplica, e o original foi guardado para preservação. Na minha família, que de real não tem nada, também foi assim (exceto a parte da réplica,lol). Eu fui a última a usar, e por isso, tenho este tesouro guardado cá em casa. Podem vê-lo AQUI.

Batizado do Príncipe Willliam:
com a réplica do mandrião.

Batizado do Príncipe Charles: com o mandrião original


Quando penso em roupa para batizados, a primeira marca que me surge é a Bebexik. Fico deslumbrada quando vejo as peças publicadas no Facebook. É tudo de um bom gosto irreparável, e vê-se que é feito com muito cuidado e respeito. Simplesmente, sinto isto. A marca é portuguesa, e faz roupa para recém nascidos. Desde os cueiros, aos sapatinhos...passando ainda pelas fraldinhas de pano, pelas babetes, pelos leçóis e alcofas...

Tudo é pensado ao pormenor, e o resultado é divino. Aproveitem para espreitar a página AQUI, mas deixo uma amostra daquilo que falo...



 





E mais do que a Bebexik faz...







Não sei se todas as religiões usam a vela do batismo. É um pormenor que não deve ser deixado de lado. Por que não personalizar e guardar este objeto como lembrança? A My Angel faz um trabalho giríssimo (também é sugestão da Mafuca, lol). Adoro que tenham uma caixa a condizer, para guardar tudo direitinho...




Que tal? Gostam das sugestões? Para uma  próxima, gostaria de falar da decoração deste dia...como ainda não o realizamos por cá, pode ser que isto me inspire. ;)

Beijinhos cá de casa.



Para seguir esta mamã no Facebook é AQUI. ;)

10 comentários:

  1. Agradeço lhe imenso a sua sugestão sobre o meu trabalho - My Angel - fico muitíssimo contente por gostar do que faço...do que faço com enorme carinho e dedicação.
    Concordo consigo em tudo, neste dia tão especial tudo tem que ser pensado ao pormenor e adequado a cada família....por isso mesmo a My Angel tenta adaptar se a cada gosto, mantendo como base a simplicidade e singularidade de cada tecido..
    Um grande beijinho e muitos parabéns pelo seu blog

    Cristina Almeida Garrett

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristina! :)
      Que bom que gostou do meu cantinho...
      Dou-lhe os parabéns pelo trabalho tão delicado e cuidado! De extremo bom gosto! Com certeza, algo a seguir e acompanhar...para além de indicar! ;)
      Um beijinho grande!

      Excluir
  2. Olá ,

    Não imagina a alegria e o quão honrada me senti quando
    li as suas bonitas e sentidas palavras sobre o meu trabalho
    tocou-me .......é uma alegria enorme sempre que me pedem
    para fazer um vestido de baptizado e é um dos trabalhos que
    me dão mais gosto fazer .......

    muito OBRIGADO little M

    um grande beijinho
    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também não imagina a importância das suas palavras, aqui deixadas no meu cantinho, mas principalmente, peas escritas na mensagem do Facebook... :)
      Fico muito feliz por poder partilhar o seu trabalho, e é com muito carinho que o faço. Vejo muita beleza e afecto em cada peça. ;)
      Um beijinho grande

      Excluir
  3. Adorei alguns dos modelos. Por cá a MF já foi baptizada, mas reza a tradição de família, (que eu adoro e cumpro), levar o mesmo vestido que já eu tinha levado quando fui baptizada, a minha irmã, sobrinhas, primas, etc...todo branco, comprido, com uma touca linda...gosto de tradições, mas para quem não as tem, pode optar por um dos vestidos fantásticos que a L. colocou no seu post.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, M...acho tão bonita esta coisa de ter a tradição da roupa...A minha M, sendo batizada, já não poderá levar o meu...porque eu o usei com 4 mesinhos. Mas ele já está velhinho, e a precisar de uma reforma. Foi do meu pai e dos tios todos. Imagina...tem muito e muitos anos...mas está guardadinho...
      Um beijinho muito grande

      Excluir
    2. É pena...mas pode a M. quando tiver filhos utilizar o dela nos filhos...e cria uma tradição :-)

      Excluir
    3. isso é que era! :D Espero que ele sobreviva, tadinho...lol

      Excluir
  4. Que belas sugestões! Por cá o baby D ainda não foi batizado e ideias destas são sempre uma mais valia.

    Obrigada pela partilha. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, ML!!! :) Se optar por estas marcas, não vai falhar! ;)
      Beijinhos duplos! Para o filhote e para si! ;)

      Excluir