Fotografar Miúdos, Por Ricardo Silva

 Dicas essenciais para fotografar na primeira pessoa do singular, 
com a mega assinatura do fotógrafo Ricardo Silva
do projeto Tales of Light.
Um dos profissionais Mais-Mais do momento.

Aproveitem, e não esqueçam de clicar nos links indicados. ;)




Como tirar melhores fotografias dos seus filhos?

Fotografar crianças é, mais do que tudo, brincar com elas! Esqueça o “Olhó passarinho!” pois se quer imagens especiais e únicas o melhor é abrir a gaiola e deixar o passarinho voar livremente!

As crianças são naturalmente espontâneas e curiosas. Esta curiosidade joga a favor do fotógrafo pois mesmo sem lhes pedir para olhar para a câmera, a sua curiosidade vai fazer com que, mesmo absorvidos nas suas actividades eles olhem para si para ver o que está a fazer.

Para fazer fotografias bonitas ou com grande impacto não necessita de ter um grande conhecimento de Fotografia nem de ter um armário recheado de material fotográfico. O seu trunfo mais valioso será a dinâmica com a criança. Caso os modelos sejam os seus filhos ou alguém muito chegado esta tarefa é muito facilitada pois conhece-os melhor do que ninguém e sabe como os estimular para obter aquilo que pretende. Mas se estiver a fotografar uma criança que não conhece e com a qual está a ter o primeiro contacto não desespere; lembre-se apenas de fazer duas coisas: pense e comporte-se como uma criança; fale com ele como se de gente crescida se tratasse. Vai ver que resulta!

Peça-lhes para fazer aquilo que eles gostam e não terá dificuldades em obter aqueles sorrisos e expressões genuínas que tanto admira. Lembre-se que eles são rápidos e portanto terá  que ser tanto ou mais rápida do que eles!

Fotografar as crianças pode ser uma verdadeira dor de cabeça pois poderá ficar com as fotografias todas tremidas ou desfocadas. O truque para evitar essa situação é fotografar num ambiente de luz abundante (de preferência difusa e indirecta) e evitar a tentação de seguir o movimento deles com a câmera.


E agora só mesmo um bocadinho de técnica!

Como já mencionei anteriormente, o resultado das fotografias com crianças dependerá mais da sua dinâmica com eles e da sua criatividade/sensibilidade do que do material que usar. Hoje em dia qualquer câmera de telemóvel , smartphone ou compacta tem a qualidade suficiente para produzir imagens muito competentes. De qualquer modo, se tem consigo uma câmera reflex ou outra que lhe permita controlar manualmente a exposição, certamente que com o treino e alguma pesquisa poderá melhorar a qualidade das suas fotografias.

Para fotografar crianças terá de utilizar velocidades de obturação relativamente altas ou então correrá o risco de ter fotos tremidas. Usar velocidades de obturação rápidas terá também a consequência positiva de ter que trabalhar com aberturas grandes (valor f. baixo). Por seu turno, usando aberturas grandes irá ter como consequência uma profundidade de campo menor o que pode ser usado a seu favor para isolar mais o seu objecto em relação ao fundo e dando-lhe maior destaque.

A luz é talvez o factor mais importante na Fotografia. Sem luz não há imagem. Pessoalmente creio que a luz natural é a que melhor assenta e mais de adequa à Fotografia com crianças, uma vez que é a que permite obter resultados mais naturais. Evite fotografar com luz directa e muito intensa pois o mais provável é que fique com áreas sobreexpostas (com demasiada luz) e outras em plena sombra. Além disso a luz directa salienta os pequenos “defeitos” de pele que todos temos (mesmo as crianças!). A luz de frente é a que menos favorece pois retira volume e “achata” o rosto, portanto tente fotografar com a luz principal a um ângulo de aproximadamente 45º. A luz frontal tem ainda outro grande inconveniente: regra geral as pessoas reagem fechando os olhos e franzindo a testa ficando assim uma expressão menos bonita.

Para fotografar no exterior as melhores alturas do dia são quando o Sol ainda de encontra baixo: de manhã cedo ou ao final da tarde. Fora destas horas o melhor será fotografar à sombra pois terá uma luz mais suave. Dentro de casa utilize uma divisão que tenha uma janela ou entrada de luz ampla mas que não entre directamente na divisão. Se a luz entrar directamente utilize a cortina ou até um lençol branco para a filtrar.

Se gosta de “brincar” com as fotografias no computador ou se acha que falta dar um “toque especial”  às suas imagens, não precisa de gastar centenas de euros numa licença nem de ser uma especialista em programas complexos de edição tal como o Photoshop. Aplicações como o Picasa ou o Pixlr são gratuitas e possuem algumas ferramentas de correção bem como filtros que poderá utilizar para dar um nível criativo diferente às suas fotos.


Então não preciso de um fotógrafo profissional?

As suas fotografias terão sempre um lugar especial e provavelmente corresponderão a 90% de todas as fotos que possui. Actualmente andamos praticamente sempre com uma câmera no bolso e acessível a cada momento imprevisto que achamos digno de registo. Contudo, a Fotografia é simultaneamente uma arte e uma técnica, e dominá-la bem, para além do talento e criatividade, requer muito treino, paciência, estudo e material. Por isso, naquelas ocasiões especiais (e que nem sempre são aquelas que nos lembramos de imediato) recorrer a um profissional será provavelmente a decisão mais acertada. Os fotógrafos profissionais investem muito tempo e dinheiro no exercício da sua actividade, e mais do que ninguém procuram utilizar todos os recursos de modo a fazer daquele pequeno instante uma imagem memorável. Para além disso é a única forma de toda a família aparecer junta na mesma fotografia...e da forma que merece! Portanto, seja nos primeiros dias de vida do seu bebé, o dia do batizado, o 1.º aniversário, os primeiros passos, ou simplesmente uma ida ao parque, são pretextos para fazer “Checkpoints” fotográficos da sua vida com um profissional!

Chamo-me Ricardo Silva e sou fotógrafo. O meu projecto é a Tales of Light e o nosso trabalho assenta sobretudo na Fotografia de bebés, crianças e famílias em situações do quotidiano e captadas de forma espontânea e natural. Qualquer dúvida ou comentário que este artigo lhe possa suscitar teremos todo o gosto em a ouvir e/ou ajudar! Contacte-nos através do seguinte email: info@ricardosilvafotografia.com ou pela nossa página no Facebook.

Boas fotos!

Ricardo.


Um cheirinho do trabalho...








Um comentário: