segunda-feira, 22 de abril de 2013

A música e as crianças...


Cada vez mais, tenho a certeza de que a música é algo essencial na vida dos seres humanos. São incontestáveis os benefícios que ela traz. Desde sempre, fui uma apaixonada pelo som. Desde o canto de um passarinho, ao "cri-cri" nas noites de calor. Nunca abri mão, um dia sequer, de "musicar" a minha existência. Seja no carro, ou em casa. A trabalhar ou a cozinhar. Como é óbvio, toda criança está imersa num caldo cultural. No caso da M, há o meu caldo (brasileiríssimo, neste aspecto) e o do pai, que é também o caldo de todo o contexto onde ela vive. 

Não lembro de existir num mundo sem música...juro! Desde  os cozinhados da minha mãe, ao som de ópera, às idas para a escola, ao som de Bossa Nova. Desde os fins de semana de Rock brasileiro com o meu pai, às saídas inúmeras da adolescência, sempre para ouvir música ao vivo. Acho que com a M, não poderia ser muito diferente...até porque, sendo eu assim, naturalmente ela  seria uma grande apreciadora. Mas a minha menina bate recordes. Passa todo o dia a ouvir músicas, e sabe exactamente o que quer. Tenho o computador ligado todo o dia no Youtube, e claro está, o repertório é dela. Escolhe o que quer ouvir, e me deixa parva com a capacidade de memorizar cada uma das músicas.

Desde bebé, habituamos a M a ouvir música. O avô R trouxe do Brasil vários Cds de música para bebés, e esta era a nossa banda sonora para o banho...todos os dias. O Dvd portátil estava sempre perto da banheira, à distância de um click. Um dia destes, o meu marido comentou que devíamos ser maluquinhos, por estarmos sempre a pôr música clássica para a M tomar banho. Maluquinhos? Nunca! Penso que foi das melhores escolhas que fizemos. A música engrandece, estimula. Acho que muito do que a M traz na sua personalidade, se deve à bagagem musical que tem. Sinceramente.

Quando eu estava grávida, tinha um ritual diário: cantar para a bebé, enquanto fazia miminhos na barriga. Sentia a M mexer lá dentro, e era tão bom. Sempre que ela estava parada por muito tempo, eu fazia o teste, e...pimba! Movimentos fetais! Há inúmeros estudos que falam desta relação, provando que o feto já consegue estabelecer uma relação com a mãe, através do som. Voz ou música. Está aí a prova do quão importante é a "contação" de histórias e o cantar. Desde cedo.

Quando me entregaram a M pela primeira vez, para sair da sala de parto, cantei a mesma música de sempre. Ela veio a chorar, e mal ouviu aquilo, fixou o olhar em mim, e caladinha ficou a ouvir. Foi o momento mais bonito de toda a minha vida! Hoje, ao lembrar, consigo perceber tanto da personalidade dela...A parteira me chamou "mamã passarinha". Durante muito tempo, a única coisa que acalmava a minha bebé, era o cantar daquela música. Lembro de o Pediatra e a enfermeira dizerem que nunca tinham visto um bebé tão pequenino que só aceitasse estar com a mãe. Ela queria a minha voz, a minha música. 

Este primeiro contacto cheio de som, trouxe algum desconforto. A M foi sempre uma bebé de ouvidos "muito abertos". Qualquer som, por mínimo que fosse, a despertava do sono mais profundo. Foi preciso ter muita paciência para mudar isto.

Não tenho dúvidas (e aliás, quem convive com a M, sabe exactamente do que eu estou a falar) de que grande parte da personalidade que a M desenvolveu, advém do processo musical no qual esteve envolvida. Em termos de crescimento,progresso, adiantamento. Em todo o aspecto cognitivo. A M aprendeu a contar até 10 antes dos 18 meses. Com a mesma idade, cantou uma música. Aos 7 meses, disse a primeira palavra. Hoje, fala praticamente tudo, e ainda não fez dois anos. O seu amadurecimento afectivo e social, é de deixar muitos de boca aberta. Por isso, para mim, é essencial falar da relação música-bebés, e de todo o seu papel na melhoria do aprendizado.

Vocês sabiam que a Escola de Medicina de Harvard e a Universidade de Jena, na Alemanha,realizaram um estudo que revela que a maior quantidade de massa cinzenta está presente nos cérebors dos músicos? Segundo este mesmo estudo, independente de se tratar de uma prática musical, ou seja, de se tocar um instrumento, as vantagens trazidas pela música são inúmeras. Pelo seu carácter relaxante, ela consegue estimular a absorvição de informações, facilitando a aprendizagem.Particularmente nas regiões responsáveis pela visão, audição e controlo motor.

Pois é, pois é...Platão já dizia, há séculos, que a música é a ginástica da alma...Por isso, mamãs e papás...play, play play! Ofereçam música aos vossos filhos, o mais que puderem! É o meu conselho do dia...porque nem só de "looks" se constrói um blog... ;)

Beijinhos, muitos, e sempre!



Nenhum comentário:

Postar um comentário