terça-feira, 17 de março de 2015

Decor: Design Made in Portugal

(Estou apaixonada!)



Há uma marca portuguesa de design de autor que leva Portugal para fora de fronteiras. A decoração de luxo é a aposta da marca lançada em 2012, e materiais nobres dão forma à visão de explorar a natureza sob o olhar lúdico da arquiteta que assina o projeto. Joana Santos Barbosa é um ENORME talento português, e eu ADOREI conhecer tudo o que faz. Para quem gosta do mundo das decorações, para quem gosta de arte, para quem gosta de histórias...espreitar estes trabalhos é INDISPENSÁVEL.

INSIDHERLAND é o nome, e a visão é a terra por explorar. Memórias, lendas antigas e culturas indígenas encontram espaço de fusão através do processo intuitivo que define uma marca, que mais do que criar mobiliário, existe impressa nas criações escultóricas que a definem. Despertar os sentidos e a interpretação do observador é a missão, e a relação com a natureza é o ponto de partida. Artesãos e joalheiros de Gondomar coabitam as oficinas que abrigam a origem de um trabalho completamente Made in Portugal, onde uma forma pessoal de olhar o mundo, interpretá-lo e transformá-lo em arte com utilidade, traduz-se numa importante marca nacional de design de autor.

“Eu desenho memórias para criar o que nunca vi”

Joana Santos Barbosa dá assinatura à marca, e para ela, o instinto de criar nasce da percepção de um mundo existente, e não como inspiração. É através das vivências com a terra e as suas histórias, que a Diretora Criativa da marca guarda na bagagem os saberes e imagens que levam à criação. O traço contemporâneo abraça a temática da natureza, e a personalidade da marca surge no desenho que ganha forma, na escolha dos materiais, e na finalização das peças.  


A absorção que faço da realidade é intuitiva 
e as formas que crio estão presentes no que me é dado a conhecer(...)
uma nova peça nasce da interpretação imediata de um lugar que visito, 
ou aparece-me de repente na cabeça, 
mostrando-me o passado com um novo olhar”

A marca Made in Portugal lá fora:

O público internacional quer peças destacadas pela originalidade, autenticidade e exclusividade, e a mão que o artesão dá a cada peça coloca a INSIDHERLAND em relevo. Para além das fronteiras, a marca tem angariado clientes que são conhecedores e exigentes, e que procuram peças emocionais para sobressair em espaços requintados. 
"As peças da INSIDHERLAND agradam a clientes de nichos de mercado distintos e atualmente exportamos para Inglaterra, Irlanda, França, Estados Unidos, Arábia Saudita, Bahrain, India e Japão", revela Joana.


"É importante darmos valor ao que de melhor 
se faz no nosso país"

Portugal tem séculos de tradição em madeira e metal, e o recurso às técnicas tradicionais foi desde o início uma certeza. Beyond Memory, coleção de estréia, é o casamento perfeito entre as mãos portuguesas, a luminosidade do cobre e do latão, e a organicidade de materiais naturais. É a essência do país traduzida por um olhar único e global do que é a terra, os seus recursos e as suas imagens.

O mercado nacional:

A marca exporta 100% da produção, e o mercado interno ainda se mostra por conquistar. A razão é a "conhecida apetência por produtos importados", o que para Joana é uma tendência a mudar.


"No futuro, o mercado nacional vai reconhecer
o que já é reconhecido internacionalmente"

Uma marca Made in Portugal que é a prova de que o design português está ao mais alto nível, e que o sucesso nasce também cá dentro.



(Ver tuuudo em Insidherland)


E este aparador??? Genial!










Alguém ainda tem palavras?

*(Artigo escrito para a Portugal em Destaque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário